sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Projeto Memórias do Rádio Guarapuavano conta histórias de radialistas da cidade

Profissionais relembram momentos curiosos que vivenciaram neste meio de comunicação

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, em 2015, aponta que o rádio continua sendo o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Ele mistura informação, entretenimento, música e prende a atenção dos ouvintes com seus recursos sonoros.
O projeto de extensão Memórias do Rádio Guarapuavano surgiu com a proposta de reunir boas histórias desse antigo e estimado meio de comunicação, bem como de quem faz o rádio. Por meio de entrevistas, radialistas da cidade contam detalhes sobre sua vida profissional e também das emissoras pelas quais passaram. “A contribuição desta proposta está em reunir informações que acabam se perdendo com o tempo e em fazer o registro das memórias que integram o cenário radiofônico de Guarapuava, contribuindo para a história da mídia regional”, afirma a coordenadora geral do projeto, professora do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Layse Pereira Soares do Nascimento.
Nesta primeira etapa do projeto, foram elaborados vídeos das entrevistas, programetes de rádio e seleção de fotografias. “Participar do Memórias do Rádio Guarapuavano é mostrar o quanto o rádio está presente na vida das pessoas. Além de rememorar traços da memória de Guarapuava, o projeto contribui na nossa formação profissional, graças ao seu caráter científico e à produção de conteúdo comunicacional”, afirma a estudante Fernanda Motter, do quarto ano de Jornalismo. A universitária Any Ossak, também integrante do projeto, destaca a participação feminina no rádio guarapuavano. “É um assunto que gosto. Logo no início, visitamos um colóquio com antigos locutores. Lá, eu conheci Marli Rosa, uma das poucas mulheres a atuar no rádio. Na conversa com a radialista, percebi a importância de trabalhar e valorizar o local em que vivemos”, complementa.
Lançamento
O evento de lançamento deste projeto foi no dia 7 de novembro, às 19 horas, no Cinema do Campus Santa Cruz da Unicentro. Entre as atrações, estão uma exposição fotográfica e um bate-papo com os participantes e radialistas. Um dos organizadores do evento e integrante do projeto de extensão, Kleber Fernandes, afirma que a programação conta com várias atividades. “A ideia foi apresentar à comunidade os resultados do projeto até agora, ou seja, a documentação, por meio de entrevistas, das histórias de radialistas guarapuavanos. No bate-papo de lançamento, alguns dos entrevistados compartilharão momentos marcantes das entrevistas. Também lançaremos o blog do projeto”, detalha o organizador.
O radialista Luiz Romário Vieira Martins, ou Mário Luiz, como é conhecido, é um dos entrevistados do Memórias do Rádio Guarapuavano. Somando mais de 30 anos de carreira, ele já trabalhou em diversas emissoras, como a Rádio Cultura de Guarapuava e a Antena 1 FM de Curitiba, com sucessos como o Clube Corujões e Salada Musical. Nomes como esse marcaram a vida de muitas pessoas e o radialista diz que se sente satisfeito em poder compartilhar recordações. “Me senti muito feliz em participar do projeto e estou esperando para ver como vai ficar depois de pronto”, salienta.
Participam da equipe executora do projeto a professora do Departamento de Comunicação da Unicentro, Éverly Pegoraro, a agente universitária Mônica Nunes e os alunos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Any Ossak, Douglas Kuspiosz, Fernanda Motter, Kleber Fernandes, Luiz Felipe Panozzo, Noeli Almeida, Sabrina Ferrari e Walquiria Lima. O lançamento do evento integra uma atividade pedagógica da disciplina de Comunicação Organizacional.


SERVIÇO: Lançamento do Projeto Memórias do Rádio Guarapuavano
LOCAL: Cinema Unicentro – Campus Santa Cruz
DATA: 7 de novembro
HORÁRIO: 19h       
INFORMAÇÕES: Kleber Fernandes (organização) – (42)99834-1106



Nenhum comentário:

Postar um comentário